O movimento dos aliados de Wanderlei Barbosa em torno do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, como candidato ao governo do Tocantins ganha mais força à medida que o nome de Dorinha avança em municípios grandes como Gurupi, onde ontem, a prefeita Josi Nunes foi nomeada presidente estadual do União Brasil Mulher, partido da senadora. Mas como podemos explicar esse cenário em que, enquanto Dorinha avança em dois dos três maiores colégios eleitorais do Tocantins, Palmas e Gurupi, os governistas rejeitam seu nome? Nos bastidores, se diz que Dorinha não é lá muito chegada ao diálogo, não conversa com deputados e despreza de um certo modo secretários estaduais, dificultando assim o apoio destes.
Por outro lado, temos Amélio Cayres, que aprendeu na política a receber e conversar com todos. Essa política da boa vizinhança de Amélio agrada o núcleo mais próximo do governador, tanto deputados como secretários, facilitando a vontade desses aliados do governador de ter o presidente da ALETO como o candidato governista. Para alguns, pesa o fator Palmas e Gurupi, que são grandes colégios eleitorais e já se decidiram por Dorinha, no entanto, eles lembram da campanha de Dimas contra Wanderlei, onde o cenário parecia o mesmo.
Na ocasião, Ronaldo Dimas tinha o apoio da prefeitura de Gurupi e Araguaína — onde ele foi prefeito — e perdeu para Wanderlei Barbosa, que obteve mais de 30% acima de Dimas. Isso mostra que nem sempre os grandes colégios eleitorais decidem a eleição. A história pode se repetir e posso explicar o porquê. Hoje, o governador Wanderlei Barbosa goza de quase 80% de aprovação e pode emprestar sua imagem para Amélio Cayres. Vale ressaltar que Amélio tem uma grande votação no Bico, o qual é o quarto maior colégio eleitoral do estado, e o apoio de Wanderlei amplia essa vantagem de Amélio no Bico e ajuda a conquistar, se não a maioria, mas uma boa votação em Palmas, Araguaína e Gurupi. O placar provavelmente não seja tão elástico como foi a vitória de Wanderlei sobre Dimas, dado o grande potencial de Dorinha no momento, mas podemos arriscar sim na vitória.